Meus pitacos quase diários (15 e 16/09/2024)

1 – Muito esperto o fogo que se alastra por Brasília. Além da FLONA, onde o incêndio já consumiu quase 50% da floresta, ele aparece em áreas também cobiçadas pela grilagem: no Parque Nacional em torno da Granja do Torto, no Noroeste, exatamente onde vivem indígenas…

-… e aqui no Núcleo Rural onde moro, na borda da Chapada, onde se pretende implantar o Parque Nacional da Contagem. Afinal, preservar não é preciso, lucrar é!

2 – É claro, vai ficar pra História! A Space X, do Elon Musk, botou os primeiros civis em órbita caminhando pelo espaço. Uma proeza que custou US$25 milhões por pessoa… e eram 04 os pioneiros! Logo, outros milhões de dólares serão gastos pra pisarem na Lua.

– Enquanto isto, aqui na Terra, na velha Terra governada há séculos pelos seres humanos, 333 milhões de crianças vivem em extrema pobreza, sobrevivendo com cerca de US$2,15 por dia. Basta fazer as contas e comparar pra ver que a humanidade é uma merda!

3 – É ridícula a manifestação do coronel Mello Araújo, bolsonarista candidato a vice do Ricardo Nunes em São Paulo, sobre a motociata frustrada do Pablo Marçal. Seu herói, o ex-mitô virou MitÔ e presidente da República exatamente por causa dos…

-…milhares de robôs financeiramente sustentados pelo Carluxo e seu Gabinete do Ódio. Mas ele sabe das coisas… tanto que insinua que Marçal também paga pela presença de público nas passeatas. Como o ex-mitô também faz?

4 – Já disseram que ele é mais inteligente mas, na realidade, não passa de um clone. E tome de ‘cortes carluxescos’ disseminados por robôs pagos nas redes, de adoração a Deus, de ódio aos petistas e de motociatas, de bandeiras e Hino Nacional.

– E, claro, com o foco da filmagem fechado, pra não mostrar o número reduzido de participantes. Geralmente, o original faz mais sucesso entre idiotas…

5 – Os Marinho são implacáveis, mas coerentes. Eles detestam o Lula e ponto. Qualquer coisa que pareça algo positivo feito pelo governo Lula precisa ser contestado quando não pode ser escondido. Por exemplo: em ano e meio, o governo Lula baixou…

-…de 12 para 6,8% o índice de desemprego no país, mediante políticas de estímulo ao consumo, de investimentos públicos e de inclusão social e redistribuição de renda. Mas o editorial d’O Globo atribui a redução à reforma trabalhista do Temer. Tenha dó!

6 – Seria correto chamar o Brasil de país da impunidade? Ou seria mais correto chamar o povo do Brasil de imbecil? É claro que 500 anos de governança elitista, indiferente ao país (com poucas exceções), tinha que resultar em impunidade e imbecilidade.

– O que significa que determinados crimes e dependendo de quem os pratica nunca são punidos e que o povo acaba transformando criminosos em ídolos ou mitos extamente porque enganaram as leis e zombam delas.

7 – Será mesmo que o todo poderoso Arthur Lira cometeu erros? Será mesmo que o Centrão está dividido e corre o risco de perder a presidência da Câmara (e de boa parcela do Orçamento?) Será mesmo que o governo está confortável pra eleição da Câmara?

– No atual sistema de governo semi-parlamentarista em que vivemos, e com o nível atual dos chamados representantes do povo que habitam o Congresso, o Brasil, seja o governo que for, está fu…o*!

8 – Os pais da Pátria horrorizados com a cena do Datena tentando quebrar uma cadeira no Marçal. Mas ansiosos pra ver as próximas pesquisas eleitorais… Datena subiu? Marçal desceu? Ou vice versa? É nisto que se transformou a política brasileira!

9 – A classe média se assemelha em todo o mundo, especialmente nos países em que a desigualdade social é mais evidente. Os governos peronistas na Argentina, após a ditadura, apoiados pela classe média, não a recuperaram economicamente.

– Aí apareceu um anti-sistema, guiado pelo espírito de um cão já morto, e ela se entregou a Conan, perdão, Milei, que, com uma política neo-liberal recessiva, está levando los hermanos à miséria. A classe média ainda tem dólares no colchão… E quando acabar?

10 – O ministro tem razão. Quem freqüenta os tapetes aveludados do Congresso – e eu andei muito por lá quando era assessor de Comunicação de estatal – sabe que, além dos parlamentares que representam poderosos, há um monte de…

– lobistas de multinacionais, de indústrias, de empresas de comunicação, de mineração, de alimentação, o diabo a quatro marcando ponto por lá. O povo, crédulo, acha que elegeu parlamentares para representá-lo. Doce ilusão!

11 – Dizem os economistas, ecoados pelos analistas da imprensa, que o Mercado vive das expectativas. O Brasil está mostrando índices de crescimento claros e a expectativa é que os Estados Unidos baixem os juros. Porque a imprensa fala em aumentá-los no Brasil?

12 – Já escrevi aqui sobre minha herança rural. Apesar de essencialmente urbano – mais de 70 anos vivendo em Beagá e Brasília, quando pude, comprei um sítio pra fugir da cidade. E, mesmo preferindo MPB, samba e clássicos, durante 13 anos, lá quase só ouvia…

-… música sertaneja. E aprendi a gostar também. Um gosto que perdi agora, que moro definitivamente numa chácara. O responsável? O ex-mitô e o bolsonarismo dos cantores sertanejos… Bons tempos quando eles cantavam e não faziam apologia fascista!

13 – Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Umberto Eco: Justificar tragédias como “vontade divina” tira da gente a responsabilidade por nossas escolhas.

14 – Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

https://www.brasil247.com/entrevistas/mensalao-pizzolato-revela-a-verdade-por-tras-de-um-julgamento-historico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *