Meus pitacos quase diários (15e 16/07/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Cláudio Lamachia: “Para o cidadão vira um deboche quando ele lê uma noticia de que um determinado magistrado, que agiu de forma arbitrária ou favorecendo à corrupção, é aposentado compulsoriamente recebendo seu salário -mesmo que proporcional.” 

                1 – É uma vergonha, mas absolutamente legal e não contestado ou sequer motivo de críticas por parte da alta cúpula judicial do país. Uma desembargadora foi acusada de faturar R$800 mil por vender sentenças, sendo afastada do TR/BA há 04 anos recebendo os salários.

– Aguardando julgamento no STJ – por associação criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro – ela foi aposentada compulsoriamente por idade. Na Justiça brasileira, o crime compensa… e muito!

2 – Danilo Gentili, como se vê, é a essência da cultura que as tevês abertas levam à população brasileira mais pobre – que não pode pagar por canais fechados. Mantidos incultos e politicamente inconscientes, permanecem mão de obra barata e dependente. Não é isto que a elite quer?

– Paulo Freire tentou mudar isto. Sua Pedagogia do Oprimido apavorou os milicos na ditadura. E apavora os bolsonaristas hoje…

3 – Conservadores e liberais insistem: o governo precisa perseguir o equilíbrio fiscal e, para isto, reduzir os gastos sociais e o déficit da Previdência. Ou seja: o povo precisa se sacrificar um pouco pra que a economia do país cresça e haja mais emprego e dinheiro pra todo mundo.

– Reduzir benefícios e penduricalhos de parlamentares, juízes e milicos nem pensar, né mesm…?

4 – Eu não entendo po..a* nenhuma de armas e, muito menos, de trajetórias de balas mas, revendo com atenção a foto em que Trump leva um tiro de raspão na orelha, reparei que: ele leva a mão à orelha direita, por onde a bala passou, que continuou sua trajetória…

– Esta bala, porém, conforme outra foto, não acerta em ninguém daquele monte de gente que estava nas arquibancadas atrás dele. Foram outras as balas do AR-15 que mataram um e feriram outros cidadãos. O FBI já encontrou onde a bala contra o Trump foi parar?

5 – Quem viu filmes sobre Iwo Jima, conhece a foto icônica de marines americanos fincando sua bandeira numa colina conquistada. Imagem é tudo e esta é um marco do início da ascensão dos Estados Unidos como maior potência do mundo. Já a foto da capa da revista…

-…Time, logo após o atentado contra Trump também se tornará icônica: o início da decadência dos Estados Unidos como potência mundial…

6 – Outras coisas inacreditáveis na sequência do vídeo do atentado: 1. os seguranças se esoforçam pra formar um muro em volta do Trump, mas ele bota a cara de fora, de frente pro lado de onde veio o tiro, levanta o punho e grita wait e fight várias vezes; e 2. não há qualquer…

-…correria das pessoas que estão nas arquibancadas atrás do palanque, apesar dos tiros ouvidos e da mobilização dos seguranças em torno de Trump. Muitos se levantam apenas quando Trump grita fight… fight…fiht… Estranho, muito estranho, estranhíssimo!

7 – Os americanos, mais uma vez, são superados pela malemolência e esperteza dos brasileiros, desta vez na realização de atentados. Em meio a uma multidão de apoiadores e seguranças, Adélio Bispo deu uma facada no MitÔ que o tornou favorito nas pesquisas pra presidente.

– Nos Estados Unidos, um jovem com um poderoso rifle AR-15 atira contra a carona redonda de Trump, mata um e fere dois apoiadores na platéia, mas acerta apenas a ponta da orelha dele e aumenta sua liderança nas pesquisas. Mas ponta da orelha não é igual à barriga.  

– Não será motivo pra internação do Trump em qualquer ameaça futura de prisão…

8 – Uma das conseqüências mais dolorosas da abertura do esgoto pelo bolsonarismo foi a libertação dos instintos mais baixos de parte da população brasileira, o que levou à ascensão de figuras desumanas e carregadas de preconceitos ao palco parlamentar.

– Tais figuras não têm idéias, projetos, caminhos que indiquem uma vida melhor e mais digna pro povo brasileiro. Elas transmitem raiva, ódio, desejos homicidas. Fazem muito mal à democracia e à nossa sanidade mental.

9 – Minha dúvida é outra: será que o Trump faria questão de parar os seguranças que se esforçavam pra ocultá-lo do atirador, botar a cabeça, levantar o punho e gritar “Lutem! Lutem! Lutem!” se não soubesse que o atentado era pré-fabricado e não haveria outro tiro contra ele?

10 – A certeza dos jornalistas do ICL é alentadora mas meus 60 anos de vivência da política me dão o direito de alimentar um elefante atrás da orelha. A escolha de ministro é prerrogativa do presidente da República, mas o Gilmar Mendes proibiu a indicação do Lula pela Dilma;

– o STF não tem poder de investigação, mas o Tóffoli – confirmado pelos demais ministros – indicou o Xandão pra conduzir investigação sobre as fake news. A realidade no Brasil é que até a Constituição é flexível… conforme a interpretação de um supremo!

11 – Evidente que é apenas coincidência. A esposa do general Villas Boas, um dos poderosos milicos a quem o ex-mitô agradece pela eleição e manutenção na Presidência da República, apoiou pessoalmente os acampamentos golpistas em frente aos quartéis.

– E exclamou a palavra usada como cumprimento entre os milicos, bastante difundida durante o período golpista por seus apoiadores. O ex-mitô também usou-a em vez de seu tradicional táokey!, mas deve ter achado que Selva! era mais incisivo e apressaria a venda…

12 – Pois é… há 500 anos começaram a nascer brasileiros neste país tropical. E há 500 anos nós nos orgulhamos do que somos: trabalhadores governados por brasilienses e explorados por brasílicos que se encastelam em palácios e alphavilles daqui ou de Miami.

– Há 500 anos somos milhões de Zé Ninguéns em ação, mas não brigamos nem pelo nosso gentílico e agradecemos a Deus por ainda termos praias públicas e podermos dançar na avenida quando chega fevereiro, sob o olhar complacente de brasilienses e brasílicos nos camarotes.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *