Meus pitacos quase diários (29 e 30/06/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Leandro Flores: “Não é a pobreza, nem a seca do nordeste que expulsam o sertanejo de suas terras e sim os próprios coronéis, intitulados políticos que eles próprios colocam no poder…”

                1 – No 1° post, a saga do filho de um coronel nordestino pra manter o curral eleitoral da família, hoje comandado pelo pai, mas transformado num centro turístico muito cheio de sudestinos e seus costumes morais e políticos perigosos pro povo da região.

– No fundo, tenta-se preservar uma tradição: na região viviam os índios caetés, antropófagos, que devoraram o bispo Sardinha nos primórdios do país. A antropofagia moderna é em cima do Tesouro, através das emendas parlamentares… pra obras nunca concluídas.

2 – No início, quando surgiram imbecis falando que a terra era plana, pensei que fosse gozação pra cima dos bolsonários. Aí, o guru do ex-mitô, que era astrólogo e dizia entender de planetas e estrelas, reafirmou teorias terraplanistas, boquiabrindo-me com a possibilidade…

-…da quadratura do círculo. E, como se vê, há grupos, além do bolsonarismo, que crêem nesta estupidez. Ah! Estes grupos não têm nada a ver com a igreja do Evangélho Quadrangular, assim chamado porque é igualmente equilibrado por todos os lados, algo que estes aí não são.

3 – Vocês assistiram? Concordam com a avaliação da grande imprensa? Biden vai ser instado a renunciar à candidatura? Caso renuncie, quem o substitui, Kamela, a vice, mulher e negra? A América profunda aceitará? Dói ver a tão decantada democracia americana em risco, mas a…

-…perspectiva é esta: WASP’s fundamentalistas, belicistas, negacionistas botando na Presidência um egoísta amoral, mentiroso, sexista e sonegador, a face real do capitalismo que ainda domina o mundo.

4 – Típica a desculpa esfarrapada do Marco Feliciano: o culpado é quem denuncia, não quem pratica o pecado. Um pastor estupra crianças do seu rebanho, uma das mães descobre e acusa o abusador em pleno culto e quem está errando é ela, porque um evangélico não deve falar mal de outro?

– Não sei se ele fala como pastor ou como deputado. Na Câmara, o corporativismo é bizarro (La Zambelita não foi cassada até agora! Nem Chiquinho Brazão!) Nos templos, bizarro mesmo só a coleta de dízimos e doações e o show de desmaios dos fiéis tocados pelo pastor.

– Proteger estupradores e criminosos, como o Igeja Católica fazia, é imitação barata.

5 – Há, no Brasil de hoje, fascistas e fascistóides. Os últimos são estas figuras caricatas que vestem verde-amarelo, se enrolam no pendão pátrio e marcham cantando o Hino Nacional. Os primeiros legislam contra os pobres e contra aqueles que ajudam os pobres a sobreviver.

            

6 – Na minha juventude, tempo da Guerra Fria, a ameaça era que comunistas comiam criancinhas. Este é o comunismo made in China. É um povo milenar que há séculos descobriu a pólvora e construiu a Muralha, única obra visível da Lua, hěn kuài jiù huì tiánchōng…

7 – Nas noites insones, costumo sentar na varanda de casa tomando um uísque e ouvindo o silêncio da noite. E, ainda jornalista, elocubro: como o Brasil poderia ser diferente se a nossa imprensa tivesse sido, ao longo dos anos, ética, verdadeira e imparcial.

– Informações tendenciosas, análises comprometidas com interesses escusos, jornalistas que se transformaram em shows’men contribuíram, e muito, pro analfabetismo político da população. A esperança é que as redes revertam o processo. Saravá!

8 – Deus, Pátria e Família era o lema da Ação Integralista, o equivalente ao nazi-fascismo que governou Alemanha e Itália e iniciou a II Guerra Mundial. Liberdade não fazia parte do lema, seria contraditório. Continua sendo, mas os fascistas de hoje não se importam com isto.

– O que interessa é o gado mugindo palavras de ordem e seguindo cegamente o MitÔ.

9 – Não sei se é fake news dos adversários do Tarcísio ou se é um jogo de cena pra ver se o 01 é palatável além do gado. Mas pode dar certo, principalmente se Lula não quiser disputar a reeleição. Mesmo perdendo, o nome Bolsonaro ficará consolidado como força política.

– E, se ganhar, o ex-mitô chuta-lhe a bunda em 2030 e se candidata com o lema “MiTÔ só existe um!”

10 – Ela é branca, rica, fascistóide e, indubitavelmente, deve achar que pertence a uma raça superior. A família, provavelmente, migrou pro Brasil fugindo de guerras ou perseguições políticas e, por ser branca e européia, obteve benefícios e vantagens pra…

-…embranquecer o Brasil, desejo da elite, receosa de perder o poder pra negros e mestiços. Esta gente e este desejo sempre existiram no Brasil, muito menos enrustido agora que o bueiro foi aberto pelo bolsonarismo.

11 – Os barões da imprensa brasileira, solidários aos barões da imprensa argentina, não dão destaque aos protestos de los hermanos contra o Conan, perdão, Milei – como davam contra o Fernandez. Preferem noticiar suas falsas vitórias – a inflação (de 200% não é mais problema!)

– A realidade é que los hermanos, cada vez em maior número e com mais raiva, estão nas ruas. E, mais dia, menos dia, Conan emudecerá.

12 – Pesquisa feita por sites e especialistas auditivos do Reino Unido, selecionou as 30 músicas mais tristes de todos os tempos, cabendo a Everybody Hurts, do REM, o 1º lugar, vencendo Beatles, Prince, Robbie Williams, Eric Clapton, Adele, Lennon, Simon & Garfunkel e outros e outras.

– Pela lista, só entraram músicas de língua inglesa na pesquisa e, depois de ouvir todas, eu ficaria com a 7ª, esta aí com a Cèline Dion, talvez influenciado pelo filme. Agora, se nossa música entrasse na pesquisa, não tenho dúvidas da vencedora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *