Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Lula: “Um presidente do BC que não demonstra nenhuma capacidade de autonomia, que tem lado político e que na minha opinião trabalha muito mais para prejudicar o país do que ajudar, porque não tem explicação a taxa de juros do jeito que está.”
1 – O Banco Central é autônomo. As decisões sobre política monetária de sua Diretoria são, portanto, autônomas… do governo, mas nem tanto do Mercado. Mas seu quadro funcional, onde brilha a tecno-burocracia brasileira, recebe seus altos salários do Tesouro Nacional.
– Seu presidente e seus tecno-burocratas, porém, não estão satisfeitos: querem a autonomia financeira, certamente pra que eles próprios determinem seus salários, benefícios e penduricalhos. Caso consigam, quem vai pagá-los? Nós?
2 – Com todo o poder que as religiões sempre exerceram no Brasil (e continuam exercendo), uma parte da população evoluiu o bastante pra entender que a inteligência e a capacidade de uma pessoa respeitar seus semelhantes não estão em sua identidade de gênero ou sua religiosidade.
– Não há como não repudiar as pregações preconceituosas e homicidas do pastor Valadão, e não há como não aplaudir a luta por dignidade, emacipação, vida, pertencimento e direito da deputada Érika Hilton.
3 – Quando o projeto de instalação de 100 escolas cívico-militares foi proposto em São Paulo, sob protesto de professores e alunos, iludiu-se a população: não haveria interferência dos policiais no conteúdo pedagógico das novas escolas. Cuidariam eles de segurança e disciplina.
– Aprovado pela ALESP, há nova resolução do governo paulista indicando que PM’s da reserva também darão aulas sobre política e ética. Baixa política e falta de ética, já que a intenção do governador é formar novos Bolsonaros…
4 – Elocubremos: policiais militares de São Paulo serão professores de política e ética nas escolas cívico-militares. Todos ou quase todos, evidentemente, seguirão a cartilha do atual secretário de Segurança ou do candidato a vice-prefeito da capital na chapa do Nunes.
– A política deles é clara: bandido bom é bandido morto! E a ética, bom, quem diz que a polícia tem de pedir licença pra entrar na casa de rico e entrar atirando na casa de pobre e gosta de matar não tem ética alguma.
5 – O UOL continua sutil. O Brasil tem 5.565 municípios em que 5.469 têm mais aposentados idosos do que por idade. Mas ele prefere dar manchete pros 96 em que acontece o contrário. Ou seja: o equilíbrio fiscal exige que o corte seja nas aposentadorias, não nos subsídios!
6 – Independentemente do fato de que Guilherme Boulos esteja em campanha pra prefeitura de São Paulo, suas idéias sobre a Cracolândia, baseadas nas experiências vitoriosas de outras metrópoles, são mais objetivas que todas as medidas e ações tomadas até hoje…
-…pra resolver este problema social. Se ele ganhar e aplicar, darão certo numa São Paulo dominada por especuladores imobiliários?
7 – Está nascendo uma nova analista política no Brasil: La Zambelita. É sua a mais nova justificativa pra derrota do ex-mitô: “É porque a direita se degladia em público. É porque a direita não perde uma oportunidade para ir atrás da pessoa quando ela não concorda com alguma coisa.”
– Claro que isto não tem nada a ver com ódio. Ódio às pessoas felizes, ódio às mulheres, ódio aos pretos, ódio aos indígenas, ódio aos democratas, ódio à vida. É um sentimento que caracteriza o bolsonarista.Como ela, que correu de arma em punho, na rua, atrás de um petista preto.
8 – O nobre deputado não está falando besteira… Ele está mentindo mesmo. Da tribuna da Câmara, certamente com um assessor gravando um vídeo pra postar nas redes dele. Este é o problema dos bolsonaristas. Pra manter o gado pastando e mugindo ao som do…
-…berrante, eles se acostumaram a mentir e acreditar nas próprias mentiras. Não lêem, não pesquisam, não buscam argumentos pra contestar os inimigos. Pastam e mugem, também…
9 – Nesta véspera de fechamento do cerco, um elefante se pendura atrás da minha orelha: vão indiciar o Waingarten, o Mauro Cid, o pai do Mauro Cid, o Wassef, o sargento que tentou resgatar a jóia em Guarulhos, o secretário da Receita… E o ex-mitô não?
– Por que jornalistas ficam cheios de dedos pra dizer que o maior interessado em manter ou vender as jóias será indiciado pela PF? Desconfiança? Receio? Ou certeza que a venda da Justiça brasileira é transparente e a espada cega?
10 – A guerra, quaisquer guerras, é a essência da maldade humana. Matar outro ser humano não tem sentido. Mas os seres humanos gostam disto. E enfeitam o sofrimento e a morte com requintes de crueldade porque o show de horrores encanta e excita a humanidade. – O Exército israelense realizou centenas de operações em Gaza, cada uma com um nome mais sugestivo. Qual é o nome desta operação? Almashy fi alshams?
11 – Há só duas hipóteses em relação ao presidente da Argentina: ou Milei, perdão, Conan, se faz de louco, pra quando for derrubado da Presidência, ser declarado inimputável, ou é louco de pedra mesmo. Fato é que los hermanos estão intussusceptados e mal remunerados!
Milei X 23
12 – De repente, sem que eu percebesse, me llegou la tarde. Sentado no jardim de casa, tomando meu uísque – que não devia – e vendo o sol se por, senti que a tarde era linda, mas era tarde. Cada filha tomou seu rumo na vida, os netos estão tomando. E a tarde ficou solitária.
– Minhas referências já se foram, meus amores foram levados pelas curvas do caminho. E a roda da vida não tem mais nada que levar. No peito a saudade cativa, faz força pro tempo parar. Aqui hay un viejo… esperando sua noite chegar.