Meus pitacos quase diários (1° e 02/06/2024)

Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes

Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!

Veja (oh! Quem diria?): “A ética do jornalista não pode variar conforme a ética da fonte que está lhe dando informações. Entrevistar o papa não nos faz santos. Ter um corrupto como informante não nos corrompe.”

                1 – Houve um tempo em que a Folha de São Paulo se dizia “de rabo preso com o leitor”. Eram outros tempos e, por respeitar seu slogan, ela se tornou o jornal de maior credibilidade do país. Foi. É difícil acreditar num jornal que aceita receber passagens e…

-…diárias pagas por um interessado em que ele publique matérias do interesse do pagante… e ele realmente escreva e publique. Aliás, não é só a Folha que faz isto!

2 – É claro que a bandidagem não é uma característica exclusiva do bolsonarismo. Ladrões, assassinos, psicopatas existem em todos os setores da sociedade. Mas é curiosa a quantidade de denúncias de banditismo exatamente num grupo que prega o “bandido bom…       -…é bandido morto”. Talvez, pela íntima convivência, eles tenham razão…

3 – E porque não? A América profunda tem o mesmo nível de indigência mental dos bolsonaristas brasileiros. Suas lideranças visíveis (o ex-mitô aqui e o ex-presidente lá) seguem a cartilha fascista e anseiam por uma ditadura que elimine os inimigos (os esquerdistas aqui…

-…e os imigrantes lá) para reinarem por mil anos. Sorte nossa que os líderes daqui são imbecis demais pra comandar golpes, e se escondem ao primeiro sinal de reação…

4 – Entreouvido numa fila: -Isto é fake news? -Não, quem está dizendo é o próprio Bolsonaro. -E se foi criado por Inteligência Artificial? -É, pode ser, mas e daí? A Câmara não manteve o veto do Bolsonaro ao item da lei que criminalizava as fake news? Fake news não é crime, ora!

-Já tráfico de drogas continua sendo… -Mas ela já pagou sua pena e agora segue o caminho de Deus. -Tem razão. A única droga que ela carrega agora é o marido!

5 – Isto significa exatamente o que? Que o relator do projeto de atualização da legislação sobre planos de saúde vai incluir um item que proíbe empresas de cancelarem planos de saúde de autistas, deficientes, idosos e pessoas com doenças crônicas?

– Ou o item dirá apenas que elas poderão continuar cancelando os planos, mas terão que avisar com antecedência que farão isto?

6 – Confesso que eu preferia as ameaças dos tempos da pandemia: chip chinês introduzido no corpo com a vacina contra o covid era menos aterrorizante que uma lombriga geneticamente modificada engolida com o arroz importado pelo governo.

– Se continuarem nesta regressão, as redes bolsonaristas logo estarão alertando o gado pra não usarem privadas, pois bactérias chinesas poderão  se instalar no c´* e homossexualizar a pessoa.

7 – Ano passado, Lula lançou o Plano Safra 2023/2024, o mais robusto da história. R$364 bilhões foram disponibilizados pelo governo para médios e grandes produtores rurais investirem na produção agropecuária. Mas o agro não se preocupa com dinheiro.

– Segundo o líder da bancada do agronegócio, “é muito difícil lidar com um governo que joga contra a FPA dia e noite. O presidente Lula veta o marco temporal das terras indígenas e discursa a favor do MST com qual objetivo?” O Agro quer é carinho…

8 – Qual a surpresa? O neo liberalismo à brasileira é uma conseqüência do capitalismo à brasileira, cujo exemplo mais visível é o agro. Que recebe muita grana do Estado pra garantir a produção, isenções fiscais pra garantir a exportação e socorro a fundo perdido…

-…quando há alguma frustração… e suas lideranças lutam pelo Estado mínimo!

9 – Lá como cá, o gado é fiel. Bastou o guia tocar o berrante que a tropa para de pastar e marcha sem pestanejar. Quem acompanha séries americanas acredita que eles veneram lei e ordem, que eles reverenciam a Justiça. Tudo conversa mole pra boi dormir…

10 – O projeto anarco-capitalista do Conan (desculpe… Milei) está ensinando os portenhos, sempre tão arrogantes em seu europeísmo,  reconhecerem oque são realmente: latino-americanos. E que seguir o Brasil e eleger um imbecil foi uma birra infantil.

– Mas não tem nada não… Nós sobrevivemos aos 04 anos de imbecilidades e recuperamos o juízo a tempo. Podemos nos dar ao luxo, inclusive, de ignorar a estupidez do Milei (desculpe… Conan) e socorrer

los hermanos em seus tempos de brejo.

                 11 – O dossiê começa assim: ‘Diar frends ov SWAT. I uant on you from the greit pólice in the wold to elimineite a dangerus communist wu’s destroying fridom in mai cauntry… Aim not only in dis faith… The MitÔ of the brasilian pilpoe is uit us! E termina assim: Gód, Cauntry and Fâmily!                     – A SWAT não ajudou muito. Ou não há material pro ‘dociê’ ou eles só entenderam o final…                   

12 – Na minha já longa vida, tive apenas poucos tempos de esperança no Brasil. Quando JK foi presidente, ainda não tinha consciência política, que despertou quando Jango foi derrubado pelos milicos. E aí foram 21 anos de ditatura. A Constituinte que elaborou…

-…a Constituição Cidadã foi o primeiro tempo de esperança. Que murchou com Sarney. O segundo veio com a 1ª eleição de Lula, que morreu com o impeachment. E o último está em curso… apesar da torcida contra da imprensa familiar. Que adora buracos negros…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *