Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!
Shakespeare: “Sempre é tempo de peste quando são os loucos que guiam os cegos.”
- Quando ia passar férias na terra natal de meus pais, uma pequena cidade do sul de Minas, costumava conversar com meu avô e alguns de seus amigos sobre a cidade. Todos tinham muito orgulho dos filhos de Brazópolis que lutaram contra os paulistas em 32 e os nazistas em 44.
– Um deles tinha ido pra divisa entre Minas e São Paulo, mas nenhum filho deles foi pra Itália, porém o orgulho era legítimo e se estendia às Forças Armadas, pela defesa da Pátria. Hoje, eu gostaria de saber deles, já mortos, o que achariam dos nossos milicos mudos diante do pedido do MitÔ.
2 – Ao percorrer as redes sociais, a gente percebe que muitas pessoas da classe média baixa ainda mitificam o presidente. Tenho certeza que a maioria delas é conduzida por um pastor neo pentecostal que vocifera contra o comunismo pagão e a destruição da família pelos inimigos do MitÔ.
– Mas há outras pessoas, talvez também evangélicas, talvez também com nível alto de analfabetismo político, que têm consciência da realidade cruel em que vivem hoje. E que ensinam que “quem sabe faz a hora, não espera acontecer!”
Sr @LulaOficial, vamos tê-lo de volta sim. Nossa gente sofrida não pode seguir dessa maneira. Sempre fui de esquerda e seguirei. Esse post não é para rir. #LulaNoPrimeiroTurno #Lula13Presidente pic.twitter.com/TfmoUx1PPR
— Dj. Paixao
(@donpaixao40) June 9, 2022
3 – Quando trabalhei num jornal de Beagá, a preocupação do editor era com o título das matérias que iam pra 1ª página. A razão: o povo não lia jornais, só lia as manchetes dos jornais pendurados nas bancas. As bancas de hoje são os portais jornalísticos na Internet…
-…e os editores têm a mesma preocupação. A notícia da última pesquisa pro governo de São Paulo prova isto. Há empate na disputa entre Haddad e Tarcísio é o que induz a manchete… mas se você lê a matéria, na verdade Haddad lidera com folga em qualquer cenário.
– 27 a 17% no 1º cenário, 31 a 17% no 2º, 15 a 4% na pesquisa espontânea e Haddad também ganha em todos os cenários de 2° turno. Chato saber que o jornalismo digital de grandes portais mantém a tradição da grande imprensa…
4 – Entreouvido no cercadinho do Palácio: mulher alourada com sombrinha verde amarela fala pro senhor empinado de cabelo escovinha louro esbranquiçando ao seu lado: “Bem? Ele disse isto mesmo? Que não queria ser presidente… só militar?”
– “Isto é tática militar, minha querida. Nosso Mito está dando um aviso: ele não está sendo um bom presidente porque a Justiça e o Parlamento não deixam, mas se ele mandasse sozinho, só com as gloriosas Forças Armadas, o Brasil estaria entre os primeiros do mundo…”
– “E se ele assumir sozinho… você vai para o Palácio, meu bem?” – perguntou a cônje, esperançosa. O marido sorriu, enigmático…
5 – Mais do que qualquer uma das convicções nefastas do MitÔ, relativas ao meio ambiente, à Amazônia, às populações indígenas e às jornalistas em especial, acho que a razão fundamental dele tratar com absoluta indiferença o desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips é esta:
– ele não admite ser confrontado, especialmente por jornalistas. Ele se acha o dono da verdade, de todas as verdades, e deve ter orgasmos ininterruptos quando tem oportunidade de vingar-se de alguém que o confrontou. Espero que, preso, receba tratamento psiquiátrico.
Dom Philips questionando Bolsonaro em 2019 pic.twitter.com/57sr82LrWR
— André Trigueiro (@andretrig) June 8, 2022
6 – A campanha dos candidatos às eleições é bancada por aqueles bilhões do Orçamento que os parlamentares aprovaram “em nome da democracia” e por contribuições pessoais de barões e baronetes. Aí, o 001 assumiu a tarefa de arrecadar dinheiro pra campanha do MitÔ…
– Será que daqui a alguns anos, nós teremos investigações sobre um tal “Rachadão” durante as eleições de 2022?
7 – Uma das fake News que circulam pelas redes diz que Lula vai alterar a Bíblia. Eu recebi a dita cuja de um barbeiro aqui da região, que está tentando montar sua igreja neo pentecostal. Respondi perguntando-lhe se um “diabo comunista” como Lula podia mudar a Bíblia Sagrada…
– Ele não me respondeu até agora… O problema é que seus fiéis acreditam piamente no pastor, que lhes disse que Satanás é tão poderoso que, através do Lula, pode alterar sim o livro sagrado do Senhor. Aí, eu pergunto: o diabo é mais poderoso que Deus? Eles baixam os olhos só…
8 – Placas tectônicas estão se movendo na Globo? Seu padrão foi imutável durante anos: 1. comentaristas não misturam as bolas, e 2. é terminantemente proibido falar dos milicos, a não ser que seja pra elogiar o profissionalismo e o senso democrático deles.
– Daniel Souza, comentarista econômico do Estúdio i, fala de eleições e desce o cacete na interferência dos milicos nelas. Continuará nas telas? Tcham tcham tcham tcham…
— André Trigueiro (@andretrig) June 11, 2022
9 – Hoje existem dois tipos de crimes no Brasil: aqueles cometidos pelos bolsonários e aqueles cometidos pelos outros. Estes a Procuradoria Geral da República encaminha para o STF dar seguimento; os primeiros, ela pede pelo arquivamento ou extinção…
– Nós já tivemos um procurador geral mais conhecido por engavetador geral; agora, temos uma Procuradoria que só olha a capa do processo…
10 – No 2° turno de 2018, quase 70% dos eleitores de Brasília votaram no MitÔ . Votos das periferias, da classe média e dos tecno-burocratas, juízes e militares, que são muitos na capital. A periferia, depois dos anos de Roriz, costuma votar em populistas mesmo…
– A classe média foi cevada no anti petismo e a burguesia institucional se acha parelha com baronetes da República e tem horror ao povo ascendendo na escala social. Parece que isto está mudando um pouco, apesar do Paraná Pesquisas indicar que o placar é 41,1 a 32,7% pró MitÔ.
– Verdade que a Paraná assinou contrato de 1,2 milhão pra fazer pesquisas pro (ou pró?) governo, pois seu resultado contraria o que a gente vê cada vez mais em Brasília hoje:
Brasília, 408 norte. pic.twitter.com/m0zuX9X6Ro
— Fabiano Trompetista
![]()
(@Trom_Petista) June 11, 2022
Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes