Que me xinguem os bolsotários (e como xingam!), mas cultura é fundamental!
Mário de Andrade (in Paulicéia Desvairada): “Eu insulto o burguês! O burguês-níquel,/ o burguês-burguês!/ A digestão bem-feita de São Paulo!/ O homem-curva! O homem-nádegas!/ O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,/ é sempre um cauteloso pouco-a-pouco!”.
1 – Eu sei que os paulistas têm uma tradição de eleger figuras grotescas e impensáveis. Cacareco, Maluf, Jânio, Pita, Tiririca, Janaína, Mamãe Falei, Dudu 03… Daí porque o MitÔ quer que dona Damares concorra ao Senado por São Paulo. Ele vê chances…
– E a pretensão é grandiosa: eleita, ela quer ser presidente do Senado! Paulistas têm todo direito de eleger quem quiserem, mas a democracia não merece um Senado presidido por uma figura destas.
2 – Enquanto os ‘nordestinos’ da Bahia e do nordeste de Minas morriam em enchentes e desabamentos, o MitÔ feriava nas praias ensolaradas dos catarinas. As férias acabaram, enchentes e desabamentos não, e ele decidiu sobrevoar os “paus de arara” de Sunpaulo…
– Algum assessor deve ter sugerido: “Vamos lá embaixo provar que o senhor é o MitÔ, amado e idolatrado pelo povão, que come farinha, coça o saco e fala p…a* toda hora…” O assessor deve ter sido demitido…
Bolsonaro veio aqui para Francisco Morato, onde morreram mais de 10 pessoas na região por causa das chuvas. Faz carreata, se aglomera sem máscara.
Nunca foi por respeito.
Tomou um "Lulaaaaaaa" na fuça.#ForaBolsonaroVagabundo pic.twitter.com/Nq9Nqp6J2L— Caca Reis (@Kak68860278) February 1, 2022
3 – O fato é sobejamente conhecido: a barragem da mineradora rompeu-se e a lama escorrendo matou centenas de pessoas, além de destruir casas e degradar o ambiente. As famílias dos empregados da Vale mortos entraram na Justiça exigindo reparação e…
-…o relator do processo, um desembargador do TRT de Minas, inocentou a Vale. Não disse mas, imagino, culpou Deus pela tragédia. Ou, então, a falta de visão dos trabalhadores que não deveriam estar trabalhando no local quando a barragem rompeu…
4 – Ao contrário de Nara, sua irmã Danuza Leão sempre foi do high society carioca. Daquela típica frequentadora dos salões do Copacabana Palace e das colunas do Ibraim Sued, que olham o povo lá de cima e, claro, consideravam Lula e dona Marisa bregas.
– Faz tempo que ela não aparece nas páginas da grande imprensa. Gostaria muito de saber sua opinião, como eleitora do MitÔ, sobre a farofada dele numa barraca em Brasília.
5 – Parece que até a imprensa que andou praticando o anti lulismo durante os tempos lavajtistas, percebeu a roubada em que entrou. E tenta consertar, mostrando aspectos pouco explorados do mal que a sede de poder de Moro e seus intocáveis causou ao Brasil. – – Desmascará-lo fará bem ao Brasil…
Modéstia às favas, mas O Espetáculo da Corrupção disse primeiro, o que agora todo mundo sabe. @RafaelValim7 @pedro_serrano1 @silviolual @GuilhermeBoulos pic.twitter.com/c6oOmDhnf0
— Walfrido Warde (@WalfridoWarde) February 2, 2022
6 – Os brasileiros enfrentam, hoje, imensos problemas, boa parte deles causados pelo desastroso governo do MitÔ. Que insiste em fazer lives semanais falando abobrinhas. Na última resolveu defender-se da palhaçada da revogação e desrevogação dos decretos de luto…
– Além da ignorância bestial sobre “Padim Pade Ciço”, não deixou passar a chance de menosprezar seus conterrâneos nordestinos, lembrando a quantidade de assessores ‘paus de arara’ que o cercavam na transmissão da live. Espero que tenha aprendido: ele é cearense do Crato!
7 – Mesmo com Alkmim, fundador do PSDB como possível vice, jornalistas atucanados estão aflitos com a cada vez mais certa eleição de Lula. E criam cenários fantasiosos usando a conhecida birra dos milicos pelo petismo e de confrontos populares que eles se c…m de medo de enfrentar.
– La Cantanhêde usa sua conhecida aproximação com a alta cúpula militar para lançar uma ameaça no horizonte: eles estariam preocupados com convulsões nacionais, não se Lula ganhar, mas se for derrotado, pois ele tem liderança, está p..o* e quer vingança.
– Ou seja: na visão dela (‘apud’ milicos), é melhor pro Brasil que Lula nem seja candidato! Ou morra antes de outubro…
8 – Eu tenho uma suculenta biblioteca no escritório da minha casa, fruto das necessidades da profissão e da paixão de meu pai pelos livros, que herdei. Não li todos os livros dela ainda, mas me sinto abençoado pela convivência diária com os livros.
– Nestes tempos de pandemia, participei de muitas vídeo-conferências e muita gente elogiou minha cultura, por causa da biblioteca parcialmente visualizada atrás de mim. Deve ser por isto que o desembargador Yedo Simões botou uma pseudo estante pra aparecer nas sessões do TJ/AM.
– Que cultura fantástica ele deve ter, não é mesm…?
O desembargador Yedo Simões, do @TJAmazonas, comprou uma biblioteca falsa para servir de cenário nas sessões online. Ontem, a pseudo estante despencou. Se eu fosse ele, exigia o dinheiro de volta e processava o vendedor por danos morais. Olha a vergonha que o magistrado passou.
pic.twitter.com/toGacFo6Fz
— Nayara Felizardo (@NayaraFelizardo) February 3, 2022
9 – Esta frase definiu bem durante séculos, aquilo que sempre existiu no Brasil, mas que nunca foi reconhecido, principalmente pelas classes média e alta: “Este aí é um preto de alma branca!”. De uns anos pra cá, graças aos movimentos negros, este racismo estrutural foi reconhecido.
– E vem sendo combatido pelas instituições e pela própria população, classes média e alta inclusas. Infelizmente, ainda existem “pretos de alma branca” que, pelo fato de se acharem brancos, c…m* na entrada ou na saída, como diziam que os pretos faziam: né mesmo Sérgio Camargo?
10 – Que coisa fantástica este Brasil bolsonário… Manifestantes não estão nem no caminho por onde o MitÔ vai passar… Mas a polícia não quer saber: não pode ter faixa erguida contra ele. Interessante a postura de um deles: manda baixar as faixas e sai de perto, fazendo ameaça de longe…
– Alguém tenta argumentar, e ele diz que se não calar vai ser conduzido por desobediência… Quem está desobedecendo a Constituição aí, cara pálida? Manifestações pacíficas não são livres?
Durante passagem de @jairbolsonaro por Rondônia, agentes da PRF obrigam manifestantes a abaixarem faixas críticas ao presidente.
Agente chegou a ameaçar prender homem que questionou ordem policial. “Vai ser conduzido por desobediência”.
Assista
pic.twitter.com/6kTwSQx6Hh
— Metrópoles (@Metropoles) February 3, 2022
Ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes: