Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Luiz Gama: “A escravidão nasceu da moral religiosa e tem sido tolerada por todas as seitas.”
1 – Eu sou obrigado a concordar com alguns analistas que o golpe só não aconteceu porque seus líderes eram idiotas. O general Heleno, por exemplo, tinha um diário do golpe, onde escrevia tudo, bem legível e sem códigos ou disfarces, o que estava sendo preparado.
– E olha que ele tinha sido comandante das Forças de Paz da ONU no Haiti. Ou seja, não aplicara estratégias e táticas guerreiras aprendidas nos war games do Forte Apache, mas nas vielas da Site Soley, destruindo gangs de miseráveis de Port au Prince.
2 – Seguidores sempre atentos não concordam que eu diga que o ódio que grassa no país hoje é consequencia do bolsonarismo. Captaram mal minhas palavras. O ódio é inerente a seres humanos em qualquer sociedade, mas ele não costuma se manifestar tão… – -…abertamente como aconteceu no Brasil com a ascensão do ex-mitô. O ódio emergiu com força a partir das frases e posturas que ele transmitia e encontrou terreno fértil entre medíocres, desajustados, invejosos e fanáticos que se sentiram encorajados a externá-lo.
– O ex-mitô não inventou o ódio… ele atiçou-o.
3 – É fato que nossa democracia é mambembe, conseqüência do analfabetismo político de nosso povo, que elege representantes que não estão nem aí pros representados. Mas um mínimo de decoro, Suas Excelências podiam ter… Um deputado eleito pelo sistema democrático……
-…viajar com passagens e diárias pagas por nós pra dizer em programa da tevê americana que o país não é uma democracia é mais do que falta de decoro… é falta de caráter mesmo!
4 – O PL – Partido Liberal – é o partido com maior número de deputados e de senadores. E a situação mostrada pelo Pastor Henrique me lembra a história do ovo e da galinha (quem nasceu primeiro?) A safadeza está no DNA dos congressistas do PL ou dos que os elegeram?
5 – Na verdade, Lula quer que empresas privadas tenham responsabilidades sociais que ajudem o povo a participar das riquezas do país. Já os liberais como Sardenberg querem o Estado subordinado ao empresariado para aumentar-lhe os lucros e socorrê-lo quando fizer cag..as*…
6 – É compreensível… o Guga Chacra é neto (ou filho) de libanês e conhece bem o poder de Israel naquela região. Mas é estranho que a Globo tenha permitido que ele fosse tão claro quanto as ações criminosas que acontecem em Gaza. Não sei se esta permissão…
-…continuará, mas já é uma fresta na cortina que a imprensa tradicional, brasileira e mundial, botou sobre o extermínio de um povo pelos sionistas de Israel.
7 – Justiça Militar não perdoa… vinga! Na atual conjuntura pós-golpista, com tantos milicos tendo que depor à PF e podendo ser acusados pela Justiça Civil, o troco é imediato: 02 PMs acusados de estupro dentro da própria viatura, foram absolvidos por juízes militares.
– Decidiram eles que a jovem de 19 anos podia se defender dos 02 policiais armados…
8 – Realmente, como afirmam analistas e comentaristas brasileiros, há enorme diferença entre Hitler e Netanyahu. O primeiro decidiu exterminar os judeus e o segundo decidiu exterminar os palestinos. Mas só os primeiros são o povo escolhido por Deus!
9 – O presidente Biden deu uma demonstração inequívoca do quanto o governo americano se preocupa com os mais desamparados: tendo em vista o ataque de soldados israelenses aos palestinos que buscavam desesperados os caminhões com alimentos doados, ele decidiu…
-…evitar “confusões” provocadas por estes esfomeados… Passou a enviar as doações pelo ar, via paraquedas ao sabor dos ventos.
10 – Na erudita explicação do Magnolli, houve um massacre em Gaza. Mas Lula erra pois é hiperbólico ao chamar massacre de genocídio. O resultado de um e outro é semelhante, com a morte de milhares de pessoas, mas há uma diferença semântica entre elas.
– Ou seja, 30 mil palestinos já foram massacrados, mas nenhum deles “genocidado”…
11 – Porca miséria! Eu devia ter aceitado o convite de um amigo, infelizmente já falecido, pra me filiar ao PT alguns anos atrás. Eu aleguei minha condição de jornalista pra não aceitar, mas estou arrependido depois de ler este editorial do Estadão…
– Quer dizer que os petistas deste Brasil varonil são tão fortes mundialmente que são capazes de chancelar uma ditadura na Rússia, país mais nuclearmente armado do planeta?
12 – A sociedade brasileira, tão festejada pela cordialidade, solidariedade e alegria, sempre foi racista. Minha mãe era filha de fazendeiro do sul de Minas e foi criada como toda sinhazinha dos anos 20/30. Não admitia o preconceito, mas percebia-se certo ar superior na..
-…sua convivência com pessoas de cor. Mas minha mãe saiu de seu pequeno mundo rural, ao contrário de minhas tias, para quem a subalternidade dos negros sempre foi algo natural. Era assim que tinha que ser: a elite manda, os escravos obedecem. Até quando?