Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Ricardo Kotscho: “Na teocracia miliciano-militar que está sendo implantada aos poucos por aqui, nos moldes dos velhos aiatolás, o capitão não se contenta em destruir o país, quer humilhá-lo”
Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
1 – Excetuando o d’O Tempo, de Beagá, os portais da grande imprensa não deram uma linha sobre a prisão dos Reis da Soja, em duas operações da PF hoje cedo. Saõ 59 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão em 05 Estados, que visam prender criminosos de um esquema…
-…bilionário de contrabando de grãos e agrotóxicos trazidos da Argentina para o Brasil por portos clandestinos do Rio Uruguai. Quem são os Reis da Soja? Nem os sites independentes, que publicaram a matéria, informaram… Certamente, não são da Favela da Maré!
Para ler mais pitacos como este, deste Brasil saindo do brejo,
entre no Twitter ou clique em
2 – Nos anos 80, recém criado e ainda na ditadura, o petismo tinha este vigor na defesa dos trabalhadores e contra as mazelas de generais e políticos que se omitiam sobre a liberdade cerceada e os porões assassinos. Mas tinha um lado negativo: petistas eram os donos da verdade.
– O PSOL de Ivan Valente saiu de seu ventre exatamente porque, assumindo o poder, o PT recolheu suas garras e adaptou-se à política tradicional. E o PSOL permanece vigosoro… mas ainda não chegou ao poder!
3 – A Justiça do Trabalho resgatou 17 trabalhadores em condições análogas à escravidão em uma lavoura de cebola. O deputado federal Rafael Pezenti não gostou e acusou o governo Lula e sua fiscalização que só serve pra arrecadar dinheiro pra bancar o…
-…luxo de suas viagens internacionais. A ignorância do deputado – Justiça do Trabalho não faz parte do Executivo – não é desculpa, mas talvez o fato dele representar Santa Catarina e ser bolsonarista seja…
4 – O mundo é colorido, mas há uma beleza incomparável nas fotos em preto e branco. Está aí algo em que o ser humano valoriza o mundo maravilhoso em que vivemos. Só para destruí-lo com outros tipos de máquinas…
5 – Maduro está feliz… Apesar do ridículo de seu plebiscito, no qual pouco mais de 50% dos eleitores de seu país aprovaram a anexação de Essequibo, provícia rica em petróleo da Guiana, à Venezuela. A consulta não abrangeu a população de Essequibo, claro, mas dá a…
-…desculpa que Maduro quer para ameaçar uma guerra e adiar indefinidamente as eleições que podem tirá-lo do poder. Como fazem Zelenski e Netanyahu…
6 – O acórdão por cima é a tradição mais resguardada no Brasil. A qualquer sinal de perigo para a elite, seus representantes se reúnem e determinam o caminho: já houve golpes militares, já houve golpes constitucionais… Só não houve ainda revoltas populares que…
-…levassem o povo ao poder. E os generais fazem parte desta elite, assim como os banqueiros, os industriais, os empresários, os políticos. Além de Lula, algum deles já foi acusado, condenado e preso?
7 – E Lula deu a palavra à floresta amazônica, que falou através de Marina, que em 10 meses, o Brasil reduziu em 48,9% o desmatamento da Amazônia. Que pena que não haja Marinas no Cerrado, no Pantanal e na Serra do Mar…
8 – A realidade é esta aí: os barões da imprensa (e não apenas os Marinho) fazem parte da elite brasileira. Que deveria ser a maior interessada num Brasil desenvolvido e ombreado com as grandes potências do mundo. Não é. Não têm capacidade pra concorrer…
-…com grandes empresas destes países e preferem manter o mercado brasileiro para exploração exclusiva de empresas nacionais. Quando as construtoras avançaram pelo mundo, a Lava Jato acabou com a “brincadeira”. A elite gosta do Brasil pária do mundo!
9 – Dona Michelle continua suas andanças pelo país, despejando seu ódio cristão contra os inimigos, “pessoas malignas” e “do mal”. E o inimigo, esta semana, é Flávio Dino, “um comunista que combate a família e os bons costumes.” Não sei se o ex-mitô está…
-…gostando da imitação. Ela está se afastando de boa parte dos apoiadores dele ao dizer que seu povo é bonito, cheiroso, de mulheres arrumadas, elegantes, femininas. Mesmo sem jóias das Arábias…
10 – Pois é… O gado acreditou que ele era imorrível, imbrochável e incomível. Mas, está morto politicamente, já que ficou inelegível. E as recentes falas públicas da Michelle parecem indicar que a distância do poder amoleceu a macheza exemplar. É o caminho pra tornar-se comível.
11 – Apropriar-se é tomar para si, apoderar-se de algo que não é seu, levar pra casa, botar no bolso… roubar enfim! É o que o TCU está dizendo que o ex-mitô fez com jóias e armas que a ditadura árabe presenteou o Estado brasileiro. Tem sorte ele. Se fosse um cidadão…
-…comum, além de ser obrigado a devolvê-las ao dono, seria acusado de roubo.
12 – Bons tempos em que a sociedade carioca circulava por Copacabana e Leblon, Tom e Vinicius cantavam a garota de Ipanema e a gente, indo ao Rio a serviço, tomava chopes no Amarelinho. Mas, a zona sul ficou pequena, cercada por morros “perigosos” e as pessoas…
-…de bem se mudaram pra Barra… É lá que fica o Vivendas, onde morava o assassino da Marielle. E é lá que mataram 03 médicos que participavam de uma conferência, pois confundiram um deles com um miliciano que morava por lá. Mas o Rio de Janeiro continua lindo!