Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Fernando Sabino: “Quando eu era menino, os mais velhos perguntavam: o que você quer ser quando crescer? Hoje não perguntam mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino.”
Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
1 – Durante algum tempo, após a libertação de Lula e da confirmação da parcialidade de Moro, as redes ficaram indóceis discutindo a mágoa do Lula, a vingança do Lula, o ódio do Lula a Moro e aos procuradores da Lava Jato. Ele demonstrou sua raiva por eles sim, mas mesmo…
-…eleito presidente, não tomou qualquer atitude contra eles. Quem está fazendo isto é a Justiça, corretamente. Já Moro está babando de ódio contra Lula e o Brasil… Megalomania diplomática? Irrelevância internacional! Camisa de força é pouco!
2 – Isto é o jornalismo profissional e ético feito pela grande imprensa brasileira… Mesmo selecionando quem vai fazer declarações em seus noticiários, pode haver falhas, e o escolhido falar verdades ao vivo que não interessam aos editores. Daí, corta-se a fala sem maiores explicações.
3 – É incrível que um cara que ficou rico por causa do blá blá blá ao microfone de seus programas de televisão, critique o blá blá blá da diplomacia brasileira. Este, pelo menos, salva vidas e tenta encontrar saídas pra milhões de civis bombardeados em Gaza.
– O dele serve pra quê? Pra amortecer a consciência dos cidadãos, evitando protestos nas ruas contra a miséria, a fome, o racismo, educação e saúde precárias e a roubalheira dos políticos… Após apanhar nas redes, Huck elogiou Lula… Ainda quer se candidatar?
4 – O dado diz tudo: quase 20 mil homicídios no 1º semestre de 2023… E pelas manchetes dos jornalões, cada vez mais tomadas pelo noticiário policial, 2023 baterá os números de 2022, mesmo o governo tendo reduzido a liberação de armas pra população em geral.
– Os seres humanos costumam se matar em guerras estúpidas em nome de deuses ou domínio de riquezas e territórios. A última guerra do Brasil, contra o Paraguai, durou 06 anos e matou entre 50 e 60 mil brasileiros. Se não se fizer nada, a violência atual chegará neste nível em um ano.
5 – O vídeo dos bebês degolados pelo Hamas que corre pelas redes, e que foi dissemininado pelos israelitas e citado até pelo Biden, pode ser verdade ou mentira (o terror do Hamas é verdadeiro), mas é fundamentalmente uma arma poderosa na batalha da Mídia.
– Ela tenta fazer frente a esta realidade da Faixa de Gaza que as grandes potências fingem não existir: 45% dos moradores de Gaza tem 14 anos ou menos. E são estas crianças que estão morrendo ou indo pra hospitais sem remédios, água ou energia. Jeová e Alá não estão nem aí!
6 – É verdade… o Hamas age como qualquer grupo islâmico terrorista e prega a destruição de Israel. Mas é verdade também que o governo atual de Netanyahu tornou Israel um Estado terrorista. A hipocrisia das grandes potências, mandando supernavios para o…
-…Mediterrâneo e proibindo manifestações pró-palestinos, resulta apenas na morte de inocentes.
7 – O CNJ está investigando um caso acontecido no início da covid: um desembargador soltou um traficante de drogas condenado a 126 anos de prisão. Enquanto investiga, outro desembargador, num plantão, solta outro traficante também condenado a 126 anos de prisão.
– Está investingando o quê e pra quê? Se Sua Excelência for culpada, a pena máxima é a aposentadoria com salário proporcional… Mais o que recebeu do traficante, Miami terá um novo morador em breve.
8 – A sabedoria baseada na osmose via bíblia sebosa embaixo do suvaco de alguns deputados evangélicos é uma fonte inesgotável de assunto pra este jornalista aposentado. Este aí, por exemplo, quer proibir o uso de lupron, por ser medicamento usado por transexuais.
– Mas, como bem informa outro deputado, com confirmação do médico depoente, ele também é usado por pessoas com câncer de próstata, câncer de mama e endometriose. Não, isto não interessa… O que importa é acabar com a safadeza contra Deus e a Família…
9 – Analistas competentes perceberiam que as Organizações Globo não conseguem trabalhar com imparcialidade quando se trata de Lula. Ela não tem como criticar a operação de repatriamento dos brasileiros da zona de guerra, seja a determinação de Lula, seja…
-…a execução do Itamaraty e da Aeronáutica. Então, ela usa outros ganchos: professores que tendem a reforçar o direito de Israel em defender seu território, sem mencionar que tal território vem sendo tomado dos palestinos desde 1948.
– E coloca seus jornalistas, como Jorge Pontual e Míriam Leitão, a postura do país, que segue a ONU, em relação à classificação de terrorismo. Infelizmente, a grande imprensa é carente de analistas competentes. Quando os encontra, são interrompidos e cortados.
10 – Este é Luis Ernesto Lacombe, jornalista que fez sucesso na Band como defensor fanático do ex-mitô. Foi demitido, ganhou um programa próprio na RedeTV, que deu 0,0 ponto de audiência até ser demitido também. Seu caráter nazista lhe deu uma vantagem sobre…
-…outros jornalistas direitistas, como Alexandre Garcia e Boris Casoy: ele consegue vociferar sem espumar de ódio…
11 – Israel mandou 1,1 milhão de palestinos saírem da cidade de Gaza em 24 horas. E apontou duas rotas seguras para o sul da Faixa, por onde milhares deles começaram a sair. Aí, bombardearam uma das rotas. Como é o nome disto? Direito de resposta pelo terrorismo do Hamas?
12 – “De tudo ficarão três coisas: a certeza de estar sempre começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de ser interrompido antes de terminar. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro.”
– In ‘Encontro Marcado’, que li na juventude, um guia pra toda a minha vida. O mineiro Fernando Sabino, seu autor, faria 100 anos neste mês. Andei muito pela vida, tropecei e levantei, mas acho que consegui seguir seu conselho.