Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Albert Einstein: “Não sei com que armas a Terceira Guerra Mundial será travada, mas a Quarta sim: com paus e pedras.”
Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
1 – O esforço do governo tem valido a pena: eficiente e rapidamente, os mais de mil brasileiros estão sendo retirados de Israel, enquanto os pouco mais de 20 vão sendo levados pra fronteira do Egito. Não é apenas obrigação… é respeito e responsabilidade com seus cidadãos.
– É bom recordar, então: em janeiro de 2020, o então presidente declarou sua posição em relação aos brasileiros que apelaram ao governo para retirá-los de Wuhan, centro da pandemia na China. O ex-mitô não precisava de patriotas ainda…
2 – Este papo do Lula no programa do Jô aconteceu após a eleição de Collor em 1989 e o sequestro do Abílio Diniz por revolucionários chilenos se deu no dia mesmo das eleições, há 34 anos. E a direita continua usando as mesmas mentiras pra criminalizar o PT e Lula.
– É uma prova incontestável de que ela não possui argumentos objetivos pra se opor ao PT… e é espantoso que a classe média ainda engula estas baboseiras. Aliás, não é espantoso… é esta mesma classe média que criou e continua achando que o MitÔ existe.
3 – Durante anos, o mundo acreditou numa verdade incontestável: as forças de segurança e informação de Israel eram muito mais eficientes que as de qualquer outra Nação, mesmo Estados Unidos, Rússia, Inglaterra ou China. O Mossad, agência de espionagem, não tinha igual.
– Mas, na invasão do Hamas, seus agentes não foram tão heróicos como os americanos de NCIS, CIA, FBI. Falharam vergonhosamente. Tanto que o “inspetor” da SWAT no Brasil, senador Marcos do Val está indo pra Israel. Vai grampear um ministro do Supremo pra manter Bibi no poder.
4 – Em 1868, Castro Alves escreveu Vozes d’África: “Deus! ó Deus! onde estás que não respondes? // Em que mundo, em qu”estrela tu t’escondes // Embuçado nos céus? // Há dois mil anos te mandei meu grito, // Que embalde desde então corre o infinito… // Onde estás, Senhor Deus?…”
– Sua prece poética clamava pelos negros escravizados em África. 155 anos depois, as preces são feitas a Alá e clamam pelos palestinos de Gaza. Os deuses continuam surdos e os seres humanos selvagens e infensos à dor dos inocentes…
5 – Como disse Lula, a prioridade um é repatriar os brasileiros que estão na zona de guerra . Daí, Itamaraty e Aeronáutica estão cumprindo a missão. Mas ainda não ouvi nenhum repatriado agradecendo ao presidente pela agilidade e eficiência da operação.
– Alguns, enrolados em bandeiras do Brasil e saudosos do ex-mitô, falam que o resgate não foi nada mais que obrigação; outra agradece o prefeito da sua cidade, que colocou seu nome na lista… Como assim? Furou a fila? Ou é só propaganda pra reeleição do prefeito?
6 – As tentativas bolsonárias de demonizar TSE e STF e criar condições pra inviabilizar urnas e eleições, acabaram fortalecendo a Justiça, que foi essencial como garantidora da frágil democracia brasileira. Mas não tornou seus juízes imunes às críticas por posturas dúbias.
– A lei da ficha suja é fruto de um projeto popular bem sucedido. Precisa ser melhorada e atualizada e não abrir brechas pra políticos poderosos se eternizarem no Parlamento.
7 – Estou impressionado com o humanismo das autoridades israelenses: deram 24 horas pra 1,1 milhão de civis palestinos saírem da cidade de Gaza, antes de seus soldados e tanques invadirem a cidade. Querem reeditar a fuga de Moisés e seu povo ao contrário?
– Outros 1,1 milhão de palestinos dos campos de refugiados e das vilas da Faixa de Gaza se juntarão a eles até a fronteira do Egito e, se conseguirem passar, Deus abrirá o Mar Vemelho pra eles passarem?
8 – Este luminar do gado bolsonário ficou famoso nas redes por “assediar” outros deputados na CPMI dos atos golpistas, fazendo gracinhas e debochando de pronunciamentos e questionamentos feitos aos depoentes. Chegou a ser expulso de uma sessão pelo passivo Arthur Maia.
– Ele usa estratégia comum a quem não gosta de trabalhar no que seria sua função, representar seus eleitores e legislar pro país: “aparecer” nas redes! Já deu certo antes: foi cassado como vereador de Cuiabá e, logo depois, foi eleito deputado federal! Agora, quer ser prefeito…
9 – Não, não há nenhum problema aí, na nota do Lula nem no Boulos. O problema sério está na cabeça fascista do comentarista, que só enxerga preto e branco, isto é, se não pensam exatamente como ele, estão errados em alguma coisa. Lula e Boulos condenaram o terrorismo…
-…mas não citaram o Hamas! Portanto, não acham o Hamas terrorista, o que explicaria serem amigos deles, como disse a Waldvogel. A sutileza me dá ânsia de vômito!
10 – Como se sabe, o Centrão é insaciável! Seu fervor patriótico e sua vontade de ajudar o governo a desenvolver o país e atender as necessidades de seu povo é digna de aplausos. Chega a ser emocionante sua insistência em receber a Caixa de porteira fechada…
– E será no escurinho da Presidência e das 12 Vice-presidências que seus indicados elegerão um caminhão de prefeitos em 2024 e as maiores bancadas do Congresso em 2026. Em nome do povo, claro!
11 – Nos quartéis, honra e caráter têm sutilezas. Um milico, filho e neto de milico que sobe na hierarquia sendo 1º da turma nos cursos que faz – o Brasil não tem mérito guerreiro desde que a FEB voltou da Itália – e que comete e confessa crimes, continua na fila de promoções.
– O tenente coronel Mauro Cid já cometeu e confessou, mas a delação feita por ele está em sigilo. Divulgada, irá comprometer altas patentes? Sua aposentadoria está garantida, mesmo sendo expulso do Exército. Promovê-lo a coronel garante uma divulgação controlada?
12 – Não bastam Ucrânia, Iêmen, Sudão, Armênia… Há outra guerra assassinando inocentes! E fazem apenas 78 anos que a bomba atômica foi lançada sobre Hiroxima, matando 170 mil, metade dos habitantes da cidade… A Faixa de Gaza tem 2,1 milhões…
– Mísseis e tanques conseguirão o mesmo feito?