Que me xinguem analistas e comentaristas, mas conhecimento é fundamental!
Lula: “O ano de 2023 será o início de um tempo de união, de reconstrução, um tempo de reafirmação da democracia e da retomada do compromisso de cuidar do povo brasileiro. Trabalharemos de forma incansável em profunda interlocução republicana com governantes estaduais e municipais, sem qualquer distinção partidária.”
Quem diria? ainda se faz Jornalismo no Brasil: leituras (e vídeos) que acho importantes
1 – Quando Itamar Franco assumiu a Presidência no lugar do renunciado Collor, tentou compor um governo de União Nacional, mas o PT bateu o pé e disse não. Pior: um dos símbolos do Partido, Luiza Erundina, aceitou ser ministra e foi expulsa por causa disto.
– Tantos anos depois, o PT assume um governo de reconstrução e união e, mostrando amadurecimento político, fecha acordo com Boulos, do PSOL, para ser seu candidato em São Paulo. Quaquá, seu vice-presidente, não gosta… ele prefere gente como o Pazuello. O PT nem cogita sua expulsão!
2 – Acho que a reflexão do deputado bolsonarista dá um bom indício do tipo de Congresso que emergiu com a eleição do ex-mitô: eles não querem legislar. Preferem botar a mão em salários e penduricalhos e em verbas e cargos, pois trabalhar dá um trabalho do carái…!
3 – A imprensa familiar não deu qualquer destaque a um fato histórico na maior democracia do mundo e nem os deputados se manifestaram a respeito: o presidente da Câmara dos Estados Unidos foi destituído do cargo pelos próprios deputados, inclusive…
-…os do seu partido. Imprensa e Câmara sabem que aqui não aconteceria isto de jeito nenhum… só se o Arthur Lira cobrasse um percentual elevado pra distribuição de emendas parlamentares. Mas ele é esperto… cobra só fidelidade canina!
4 – Todo Exército que se preze tem Forças Especiais, um grupo de milicos com treinamento rigoroso pra enfrentar qualquer tipo de inimigo. Infelizmente para elas, o Brasil não enfrenta inimigos desde a guerra do Paraguai e, por isso, os kids pretos buscam inimigos pra mostrar seu valor.
– 26 deles foram convocados pelo ex-mitô pra servi-lo. Gostaram tanto que tentaram um golpe pra ele permanecer no poder. Dois já foram denunciados… E os outros?
5 – A cada dia fica mais claro que a República de Curitiba foi institucionalizada por Moro e seus intocáveis… e se valeu de ilegalidades judiciais para se impor, primeiro no Paraná, e depois nacionalmente. E a imprensa familiar colaborou ativamente para isto.
– Inesperadamente, a Globo está colaborando, agora, pra jogar luz sobre isto, talvez pra não ter que escrever um editorial pedindo desculpas públicas ou pra não ser obrigada a publicar manchete garrafal: LULA ERA INOCENTE!
6 – Moro não explicou a ilegalidade cometida (post anterior), mas falou que se foi crime, ele aconteceu há 20 anos e já foi prescrito. A prescrição de um crime não permite que quem o cometeu seja julgado, condenado e preso… Mas não elimina o crime, que existiu…
– Ou seja: ele era um criminoso em 2004 e continuou sendo enquanto atuou como juiz da Lava Jato.
7 – Deve ter sido um duro golpe pros bolsonaristas que, como o ex-mitô, acha que “grande parte não sabe nem o que é dinheiro!” Ailton Krenak, um índio, pô..a!*, foi eleito pra Academia Brasileira de Letras… Vai participar das tertúlias literárias com Merval Pereira e Sarney…
– Com certeza, os bolsonaristas preferiam o general Villas Boas, que escreveu uma nota aos supremos do STF “alertando-os” contra um habeas corpus pra Lula. Literatura pura, dizem!
8 – Não… Não há o que temer! Uma cúpula militar que aceita ordens de um general em cadeira de rodas só tem culhões pra lutar em dois tipos de guerras: a dos war games instalados no Forte Apache e a pelos milhares de cargos civiis que, conquistados, aumentam seus soldos.
9 – A reconstrução do país jogado no lixo por 06 anos, é um caminho lento e cheio de obstáculos. Assim, não é nada não é nada, mas o nascimento de 12 emas no Alvorada é mais um passo nesta direção. O casal anterior de inquilinos do Palácio não gostava de gente nem de animais…
– Documentos da Emater-DF e da Casa Civil mostram que as aves estavam sem acompanhamento veterinário e sem instalações adequadas, o que não é surpresa, visto que as carpas do lago foram sacrificadas pra que a então 1ª Dama recolhesse as moedas jogadas pelos turistas.
10 – As eleições para os Conselhos Tutelares em todo o país já aconteceram e há uma predominância de conselheiros eleitos pelos evangélicos. Ou seja, depois de ocuparem a política e depois de cooptarem polícias militares, eles querem submeter as mentes infanto-juvenis.
– O campo progressista, se quiser realmente que o Brasil evolua, tem os próximos 04 anos para tirar a bunda do sofá, se interessar pelos Conselhos e assumir suas responsabilidades junto às escolas públicas, suas crianças e jovens.
11 – Policiais do Rio ficaram desconfortáveis com a possibilidade da Polícia Federal ajudar nas investigações do assassinato dos médicos na Barra da Tijuca. Eles não precisam disto, tanto que em 24 horas os milicianos elucidaram o crime, indicaram e executaram os culpados.
– E tudo a partir de uma vídeo-conferência entre os chefões das milícias feita dentro de Bangu 3. E, pra arrematar, avisaram os policiais incomodados onde estavam os corpos dos assassinos… Mas o Rio de Janeiro continua lindo!
12 – Em minha juventude rebelde, decidi confrontar Deus indo a um terreiro de macumba. Estava muito concentrado nas falas da mãe de santo e nos cantos e danças, tentando entender as letras, quando baixou um santo numa moça que estava logo à minha frente.
– Com todo respeito que tenho hoje por todas as religiões, achei ridícula a encenação e abandonei de vez qualquer idéia de ser religioso. A encenação continua ridícula, mas o diabo já produziu músicas inebriantes.
– Tartini compôs Devil’s Trini, mas jurou por Deus que quem a compôs foi o diabo!